Iluminação Pública
- Iluminação Pública
- Iluminação Arquitetural Urbana
- Cidades Inteligentes
Highlights da Iluminação Pública
Cidades Inteligentes
Melhoria nas condições de trafego noturno nas cidades e rodovias
Ganhos significativos na eficiência energética
Valorização de monumentos, praças e parques através da iluminação
Favorecimento das ruas de comercio nas cidades
Melhoria significativa no meio ambiente urbano
Favorecimento do turismo e economia local
Segurança aos cidadãos
Benefícios das soluções em LED
Longa vida útil – até 100.000 horas, resultando em menores custos com a manutenção
Uma fonte de luz que pode ser utilizada em qualquer lugar: de caminhos de pedestres a rodovias
Redução drásticas no consumo de energia – até 85%
Possibilidade de luminárias com gasto zero de energia
Luz branca uniforme de alta qualidade
Oportunidades para redução da iluminação quando ela não for necessária
Melhor reprodução de cores facilitando a orientação visual e embelezando as cidades
A iluminação urbana determina a característica da imagem noturna da cidade. A maneira pela qual uma cidade é iluminada além de revelar sua natureza física, também direciona o seu uso durante o período noturno.
Uma cidade com ruas e estradas bem iluminadas deve manter equilíbrio entre aspectos essenciais, funcionais e eletivos (iluminação de fachadas, monumentos, infraestrutura e paisagens). Um bom projetista de iluminação deverá buscar sempre oportunidades para criar uma iluminação essencial e ao mesmo tempo inovadora.
Na iluminação de vias para trafego de veículos motorizados, o principal objetivo é produzir rápida, precisa e confortável visão no período noturno, permitindo trânsito seguro. No caso de áreas residenciais e vias exclusivas para pedestres, é necessário obter níveis específicos de iluminância de modo a orientar o deslocamento das pessoas durante a noite, favorecendo a segurança dos cidadãos.
A mera iluminação funcional, fornecida para a circulação de veículos e pedestres, não terá, necessariamente, as qualidades visuais que proporcionam atração e prazer aos usuários.
Desta forma, pode-se compreender que existe distinção entre iluminação funcional e iluminação projetada e planejada de maneira abrangente (expressão visual).
Como a iluminação urbana também representa importante fatia no consumo de energia das cidades e fonte potencial de poluição luminosa, um bom diagnóstico de iluminação deve fornecer orientações claras para alcançar o equilíbrio ideal entre consumo de energia e benefícios de uma cidade bem iluminada.
Outro aspecto importante da iluminação urbana, refere-se às inúmeras possibilidades na implementação de funcionalidades conhecidas nas “SMART CITIES” ou cidades inteligentes, a se iniciar pela telegestão ou telemetria da iluminação, que poderá vir embarcada na tecnologia LED. A partir do uso da rede de iluminação pública como base para coleta de dados, são infinitas as opções que se apresentam nestes projetos.
Estudos econômicos comprovam que investimentos em iluminação pública e monumental produzem retornos significativos em termos de aumento do número de visitantes nas cidades e do gasto per capita com turismo e comércio local com consequente aumento de arrecadação municipal.
SEGURANÇA E QUALIDADE
SE CONSTROEM DESDE O INÍCIO
Excelência em Projetos e Engenharia voltada para diversos segmentos. Para nós a tecnologia deve estar a serviço de um propósito maior: Gerar Segurança, Eficiência e Economia.